Geral

Queiroga diz que hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra Covid

Crédito: Adriano Machado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (24), que a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra Covid-19. As informações são do UOL.

“Essas medicações foram utilizadas no começo da pandemia e, na época, o uso era chamado de ‘uso compassivo’. Todos usaram. Posteriormente, se viu que nessas situações, essa medicação não era mais aplicada e foi testada em outros contextos, né? Essas medicações, inclusive eu já falei, são medicações cujo o uso científico ainda não está comprovada, mas essa confusão que querem criar entre vacina e cloroquina é totalmente descabida”, disse o ministro em entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil.


Na última semana, o secretário de Ciência e Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti, chegou a dizer assinar uma nota técnica na qual diz que as vacinas contra a Covid não possuem efetividade e segurança, e que a hidroxicloroquina tem.

“O senador Randolfe Rodrigues, ex-vice presidente da CPI da Covid no Senado, disse que vai acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para retirar o secretário do cargo e suspender a nota técnica na qual ele “propaga fake news, atacando a vacina e, em desacordo com a ciência, promove remédios ineficazes contra a covid-19.”