Se você sente algum tipo de dor ou queimação ao urinar após o sexo, você já sabe que isso pode acabar com as chances de um “round 2” entre você e seu(ua) parceiro(a). E apesar de ser frustrante, isso não é incomum — e nem sempre é um sinal de infecção do trato urinário (ITU). 

+ Como prevenir a infecção urinária, segundo urologistas 

+ Especialista indica os principais cuidados com a saúde íntima no verão

Na verdade, a dor ou queimação ao urinar pode ser o resultado de algo muito menos preocupante — como irritação vaginal, que muitas vezes pode ser tratada em casa. Entenda mais com informações da “POPSUGAR”.

Por que sinto queimação ao urinar após o sexo?

“A sensação de queimação ao fazer xixi após o sexo — medicamente conhecida como disúria — pode ter várias causas, que podem variar de algo tão leve quanto uma irritação externa relacionada à pele ao redor da abertura da uretra a uma infecção sexualmente transmissível (IST) ou ITU”, aponta a ginecologista Mare Mbaye. Em casos raros, a dor pode ser causada por uma infecção por fungos ou vaginose bacteriana.

Mais frequentemente, os lábios, vagina ou uretra podem ficar irritados devido à falta de lubrificação — que pode causar abrasões ou microrasgos na pele —, ou como resultado de uma alergia ao preservativo, eczema ou uma reação ao sêmen ou saliva — tudo o que pode causar dor ao urinar. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Então, como saber se a sensação de queimação é resultado de uma irritação externa ou um sinal de algo que pode exigir atenção médica? “Se for apenas irritação ‘mecânica’, como secura ou sensibilidade, pode durar apenas alguns minutos e apenas com o primeiro xixi após o sexo”, explica a ginecologista e obstetra Shieva Ghofrany. “No entanto, se durar mais do que algumas horas, pode se tratar de uretrite ou ITU, e você deve entrar em contato com seu médico para fazer um exame de urina e um teste de ISTs.”

Enquanto espera pelas primeiras horas, beba bastante água. “Se houver uma pequena quantidade de bactérias que desceu da uretra para a bexiga, dilui-las bebendo uma grande quantidade de água pode ajudar a eliminá-las e, naturalmente, curar a infecção”, pontua a especialista.

“Muitas mulheres presumem que, se tiverem irritação ao urinar, deve ser uma infecção do trato urinário, e contatam imediatamente um médico para obter antibióticos. Embora os antibióticos sejam muito importantes se você tiver uma ITU, geralmente os sintomas de irritação e disúria se dissipam com grandes quantidades de água”, finaliza.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias