Queda de helicóptero em SC que deixou dois feridos será investigada pela FAB

Não houve vítimas fatais, mas um dos passageiros foi encaminhado ao hospital

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Helicóptero que caiu em cidade de SC Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um helicóptero com cinco pessoas caiu no começo da tarde deste sábado, 4, no município de Penha, no interior de Santa Catarina.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, a queda ocorreu no momento em que a aeronave estava a cerca de 4 metros de altura, tentando levantar voo. Ao menos duas pessoas ficaram feridas. Não houve vítimas fatais.

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O Corpo de Bombeiros afirmou que foi acionado para atender a ocorrência por volta das 14h30 no município de Penha, a pouco mais de 100 quilômetros de Florianópolis.

Ao chegarem, as equipes constataram a queda de uma aeronave particular com finalidade de passeio.

Entre as pessoas à bordo, três apresentavam-se estáveis e sem ferimentos, o piloto tinha pequenas escoriações no punho e a quinta pessoa, de 80 anos, apresentava um pouco mais de escoriações causadas pela queda.

Essa última vítima estava consciente e orientada, mas havia suspeita de traumatismo cranioencefálico. A hipótese ainda não foi confirmada, segundo os bombeiros.

Ela foi conduzida pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Navegantes para uma unidade hospitalar local.

FAB

O site ISTOÉ questionou a Força Aérea Brasileira sobre a investigação e possíveis causas do acidente. Em nota encaminhada, a FAB afirma que no sábado, investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Canoas (RS), foram acionados para realizar uma ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-HKZ no município de Penha (SC).

“Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.”