Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 9. Vídeos publicados por moradores da região nas redes sociais registraram o momento da queda e, segundo Rafael Santos, piloto-comandante de Boeing 777, permitiram concluir que ela foi causada pela “perda de controle de voo”.

+Voepass é a antiga Passaredo: quem é a empresa do avião que caiu em Vinhedo

“É possível ver que a aeronave [ATR-72] desceu virando, num movimento chamado de ‘parafuso chato’, o que causou a perda de controle dos pilotos. As causas dessa situação precisam ser investigadas, mas há especulações sobre gelo, perda de parte da superfície de comando ou pane mecânica muito severa. Com certeza, um fator externo aconteceu”, disse o comandante ao site IstoÉ.

O acidente não deixou sobreviventes, de acordo com a prefeitura de Valinhos.

Ele ressaltou que a a análise partiu de sua experiência empírica como piloto, já que não foram divulgadas informações técnicas do acidente. Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas) foi acionado para investigar a ocorrência.

“Algo externo levou a aeronave a essa situação e retirou as condições de reversão. Pelas imagens da queda, é possível traçar um paralelo, guardadas as devidas proporções, com o acidente do voo Air France 447 [que deixou 228 mortos em 2009]. Aquele avião desceu virando até colidir com o oceano e afundar”, afirmou. Na ocasião, uma série de falhas mecânicas e humanas causaram um dos maiores acidentes da história da aviação.