Dois pilotos alemães morreram após o avião da Segunda Guerra Mundial em que estavam a bordo cair e pegar fogo nas proximidades do aeroporto de Rayskala, no sul da Finlândia, logo após decolar na quarta-feira, 16. O anúncio dos óbitos foi feito pelas autoridades do país nórdico nesta quinta-feira, 17.
+ Queda de avião em Vinhedo: ‘Com certeza, houve fator externo’, diz especialista em segurança aérea
+ O que se sabe sobre o avião que caiu em Vinhedo e matou 62 pessoas
Por meio de um comunicado, a polícia local informou que o avião de pequeno porte T-6 Texan, aeronave introduzida em 1930 e atualmente utilizada principalmente em exibições aéreas, caiu logo após decolar e pegou fogo. Investigadores apontaram que uma falha no motor provavelmente causou o acidente. As informações são da “Associated Press”.
Conforme as autoridades finlandesas, os dois pilotos eram “experientes”. A aeronave utilizada pelas vítimas foi confeccionada em 1942 e era a única do seu tipo no país nórdico. O avião havia sido vendido recentemente e estava em um voo de testes antes de ser enviado à Alemanha.
O T-6 Texan estava na Finlândia desde 2020 e havia sido inspecionado no último mês. De acordo com o próprio site, o aeroporto de Rayskala é o maior centro de aviação esportiva entre os países nórdicos e fica localizado a cerca de 100 quilômetros de Helsinque.