O incidente que causou a perda de altitude de um voo da Latam que ia de Sydney, na Austrália, para Santiago, no Chile, durante a segunda-feira, 11, fazendo com que 50 passageiros fossem socorridos, teria ocorrido por conta do piloto “cair” em cima dos controles da aeronave no cockpit. As informações são do Wall Street Journal.

Conforme as autoridades responsáveis pela investigação, um comissário de bordo teria acidentalmente acionado um botão que envolvia o sistema da cadeira do piloto enquanto entregava comida no cockpit. Por conta disso, o Boeing 787 teria se inclinado para baixo durante certo tempo.

+ ‘Arremessado ao teto’: brasileiro em voo da Latam descreve pânico durante pane

+ ‘Incidente técnico’ em voo para o Chile deixa 12 hospitalizados na Nova Zelândia

Em tentativa de contato do Wall Street Journal, a Latam afirmou que irá aguardar a conclusão da perícia para fazer qualquer comentário. O sindicato dos pilotos e comissários de bordo da companhia aérea também se recusou a dar qualquer declaração.

O processo é conduzido por dois investigadores chilenos e um neozelandês. A aeronave que sofreu a parada retornou ao Chile apenas com a tripulação após o incidente que deixou ao menos 13 feridos.

Relembre o caso

Na ocasião, estavam a bordo 263 passageiros e nove membros da tripulação. Após percorrer cerca de dois terços do trajeto do voo, a aeronave perdeu altitude “de uma vez” e lançou pessoas que estavam sem cintos de segurança para cima.

De acordo com equipes de emergência da Latam, 13 feridos foram encaminhados à unidades de saúde de Auckland, na Nova Zelândia. Cerca de 50 pessoas teriam sido socorridas. Dois brasileiros estavam a bordo da aeronave e foram atendidos.