O prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta sexta-feira, 21, o ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Ricardo Mello Araújo como vice-prefeito na sua chapa.

O nome do ex-comandante foi indicado a Nunes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contou com o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mello Araújo é considerado um fiel escudeiro de Bolsonaro, pois tem posicionamentos alinhados aos do ex-presidente. Nas redes sociais, ele possui mais de 50 mil seguidores e já manifestou apoio ao impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), levantou suspeitas sobre a lisura das urnas eletrônicas e se manifestou contra o passaporte de vacinação durante a pandemia de Covid-19.

Quem é o ex–comandante?

Ricardo Mello Araújo tem 53 anos e é coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, em que chegou a ser comandante da Rota, cargo que ocupou entre 2017 e 2019. À frente da corporação, ele defendeu que os agentes façam abordagens diferentes em bairros nobres, como Jardins e Vila Olímpia, e pobres de São Paulo.

Em 23 de outubro de 2020, Mello Araújo assumiu a presidência da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), após indicação de Bolsonaro. No cargo, ele nomeou 22 policiais militares para ocupar 26 vagas comissionadas sem vínculo com a Administração Pública disponíveis na Companhia, e deixou a presidência em janeiro de 2023.

Nas redes sociais, o ex-comandante afirma ser bacharel em direito e educação física. Ele ainda cita um mestrado em fisiologia do exercício pela USP (Universidade de São Paulo).