Quatro bombeiros ficaram feridos e 12 residências foram afetadas na província argentina de Córdoba, atingida por incêndios que chegaram a somar 14 focos simultâneos, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (6).

O último foco de incêndio na cidade de La Calera, a apenas 10 quilômetros da capital provincial, Córdoba, já estava “contido” nesta sexta-feira, informaram.

Além disso, na quinta-feira houve “quatro pessoas [bombeiros] feridas (…) felizmente, os quatro já estão bem. Dois já receberam alta e os outros dois evoluíram favoravelmente”, disse ao canal TN o ministro de Segurança de Córdoba, Juan Pablo Quinteros.

Em outro incêndio na área serrana conhecida como El Durazno, no Vale de Calamuchita (a 120 quilômetros de Córdoba), 12 casas foram atingidas pelas chamas, algumas delas reduzidas a cinzas, acrescentou Quinteros.

Uma pessoa foi detida, acusada de iniciar um dos incêndios.

Roberto Schreiner, porta-voz da secretaria de gestão de risco climático provincial, afirmou à TN que os incêndios foram intencionais.

Bombeiros, helicópteros e dois aviões hidrantes combatem o fogo, que já destruiu mais de 12 mil hectares em Córdoba, conforme confirmou a Secretaria de Gestão de Riscos ao meio local La Voz del Interior.

mry/lm/mel/am