Quatro pessoas foram detidas neste sábado (6) após lançarem alimentos contra uma vitrine que protege as joias da coroa britânica na Torre de Londres, anunciou a polícia, em uma ação reivindicada por um grupo de desobediência civil.
“Quatro manifestantes foram detidos, suspeitos de danos criminais” na Torre de Londres na manhã deste sábado, indicou.
A polícia acrescentou que a famosa fortaleza foi fechada ao público enquanto são realizadas as investigações.
O grupo Take Back Power (“Retomar o poder”), pouco conhecido pelo público, divulgou um vídeo da ação no X e afirmou que seus militantes lançaram creme inglês e bolo contra a vitrine.
A vitrine protege a coroa imperial, a mais famosa das joias da coroa britânica, adornada com milhares de pedras preciosas, em arminho e veludo púrpura. O monarca a reserva para ocasiões excepcionais.
A polícia foi chamada ao local pouco antes das 10h00 (7h00 em Brasília) e disse que “duas pessoas deixaram o local” após a ação. Mas quatro pessoas foram finalmente detidas e presas, informou.
O vídeo do Take Back Power, que se apresenta como um grupo de desobediência civil não violento, mostra uma militante tirando de sua bolsa um recipiente com torta de maçã e o arremessando contra a vitrine da coroa, enquanto outro militante despejou o conteúdo de um recipiente com creme inglês.
Vestidos com camisetas com o nome do grupo, declararam que “a democracia desabou” e afirmaram que estavam ali para “retomar o poder”.
Eles reivindicam, entre outras coisas, a instauração de uma Assembleia Cidadã que poderia “impor impostos às grandes fortunas e reparar a Grã-Bretanha”.
Seus métodos de ação lembram os de organizações como o Just Stop Oil, cujos militantes lançaram sopa contra Os Girassóis de Van Gogh na National Gallery. Esse grupo ecologista deixou de realizar ações espetaculares em março.
jj/giv/eg/meb/am