A polícia francesa anunciou a detenção de quatro pessoas após os protestos que interromperam uma apresentação da Orquestra Nacional de Israel na sala da Filarmônica de Paris, informou um promotor nesta sexta-feira.
Vários espectadores interromperam diversas vezes o concerto da Orquestra Filarmônica de Israel na quinta-feira à noite.
Vídeos publicados nas redes sociais registraram momentos de confusão no auditório: uma pessoa utilizou um sinalizador no anfiteatro, o que provocou a intervenção de outros espectadores e resultou em uma briga.
A visita da principal orquestra de Israel gerou críticas de vários grupos antes do evento, devido à ofensiva militar israelense durante dois anos em Gaza e às severas restrições para permitir a entrada de ajuda no território palestino ocupado.
A Filarmônica de Paris informou que havia apresentado uma denúncia pela interrupção e destacou que “lamenta e condena energicamente os graves incidentes ocorridos”.
Os “provocadores” foram retirados e o concerto prosseguiu pacificamente, acrescentou a mesma fonte. Um promotor francês informou nesta sexta-feira que três mulheres e um homem foram detidos.
jri-ber/ekf/ah/gil/pb/jvb/fp