Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram avanços nas vendas em agosto ante julho, enquanto outras quatro recuaram, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido recuou 0,2%.

Houve expansão em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), Combustíveis e lubrificantes (0,9%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%), e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Na direção oposta, as perdas ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), Móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%).

No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve recuo de 1,3% em agosto ante julho. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou avanço de 3,3%, enquanto Material de construção caiu 0,1%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com agosto de 2022

De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram perdas em agosto de 2023 ante agosto de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 2,3%.

Houve retração em Livros, jornais, revistas e papelaria (-15,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-7,0%), Combustíveis e lubrificantes (-3,5%) e Móveis e eletrodomésticos (-1,5%).

Os avanços foram registrados por Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,6%).

No varejo ampliado – que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 3,6% em agosto de 2023 ante agosto do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 10,8% em relação a agosto de 2022, Material de Construção teve recuo de 0,5%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 8,8%.