Um forte sistema de ventos no norte da China cancelou quase 700 voos em Pequim neste sábado (12), fechou atrações turísticas e suspendeu serviços ferroviários, informou a mídia estatal.
O vendaval incomum levou as autoridades da capital a declarar alerta laranja para ventos fortes, o segundo nível mais alto, pela primeira vez em uma década.
As rajadas de vento derrubaram quase 300 árvores em Pequim e danificaram 19 carros, além de fechar atrações como o Palácio de Verão, o Templo do Céu, o zoológico e o parque temático Universal Studios.
O fenômeno é originário de um sistema frio formado na Mongólia e que se move para o sudeste, varrendo grandes áreas do norte da China na sexta-feira e no fim de semana, informou a Administração Meteorológica do país.
“Os ventos mais fortes são esperados durante o dia 12 de abril, com velocidades em algumas estações de observação se aproximando ou até mesmo superando recordes históricos estabelecidos desde 1951”, disse a agência em um comunicado.
O Aeroporto Internacional de Pequim cancelou 699 voos neste sábado, informou a emissora estatal CCTV. Os serviços ferroviários, incluindo várias linhas de trens de alta velocidade, também foram suspensos, acrescentou a emissora.
Pequim também adiou uma meia maratona que incluiria robôs humanoides no domingo.
A China é a maior emissora mundial de gases de efeito estufa que, segundo cientistas, causam as mudanças climáticas e tornam os eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos.
Dezenas de pessoas morreram e milhares foram deslocadas durante as tempestades que causaram grandes inundações em todo o país no ano passado.
isk/tym/dbh/es/aa