As autoridades do porto de Antuérpia, na Bélgica, apreenderam quase sete toneladas de cocaína em um carregamento de bananas vindos do Equador, anunciou o Ministério Público nesta terça-feira (18).
A operação, que começou no domingo em um cais, permitiu a apreensão de 6,82 toneladas de cocaína e levou quatro pessoas para a prisão, de 23 a 50 anos de idade, especificou o relatório, sem indicar o destino final da droga.
Este é o maior carregamento de cocaína interceptado desde o início do ano, contou um porta-voz da alfândega à AFP.
As autoridades relataram em novembro de 2020 uma apreensão “recorde” de 11,5 toneladas de cocaína em Antuérpia, que vinham da Guiana com destino à Holanda.
A operação foi realizada no âmbito de uma investigação judicial que conseguiu desmantelar uma organização criminosa ativa na América do Sul e na Europa.
Em fevereiro de 2021, uma outra ação possibilitou a apreensão de 7,3 toneladas de cocaína.
A Antuérpia se tornou, nos últimos anos, o principal ponto de entrada da cocaína produzida na América do Sul na Europa.
Na semana passada, a alfândega belga indicou que as apreensões de cocaína naquele porto totalizaram 43,3 toneladas no primeiro semestre do ano, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2022.
Quase metade dos embarques veio de três países: Equador (10,42 toneladas), Panamá (5,26 toneladas) e Brasil (3,45 toneladas).
A marca de 100 toneladas foi ultrapassada pela primeira vez em 2022, quando as apreensões totalizaram 109,9 toneladas.
mad/jca/mm/js/mb/ms/aa