Uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Novo Nordisk apontou que 59% dos brasileiros estão acima do peso, mas apenas 11% possuem um diagnóstico médico. O estudo, divulgado neste domingo, 18, demonstrou que 24% da população tem obesidade e 35% sobrepeso.
O levantamento utilizou o IMC (Índice de Massa Corpórea) de 2.012 entrevistados com uma média de idade de 43 anos. Apesar de o método ser considerado insuficiente por novas pesquisas, a forma de contabilizar o peso ainda é utilizada por diversas análises.
+ Jojo Todynho revela dieta após realizar bariátrica e eliminar 60 kg
+ Em processo de emagrecimento, MC Ryan SP compartilha sessão de treino: ‘Me achando o Popó’
Como forma de perder o excesso de peso, 71% dos entrevistados declararam que o principal método é a atividade física e 56% a mudança na dieta. Medicamentos como Ozempic e Mounjaro foram escolhidos por apenas 4% dos questionados.
As atividades físicas são essenciais para a perda de peso e devem estar alinhadas à dieta. A recomendação é que uma pessoa pratique ao menos 30 minutos de exercícios leves a moderados todos os dias, incluindo dança, musculação e caminhada, conforme a nutricionista Kate Save, em entrevista à revista “Women’s Health”.
Estratégias relativas à dieta envolvem não consumir os mesmos alimentos mais de uma vez por dia, com exceção de vegetais, já que isso aumenta a variedade dos nutrientes ingeridos. Ainda, um estudo do “European Journal of Nutrition” sugere que quatro porções de legumes devem estar incluídas nas refeições durante a semana.
O tempo de sono também auxilia na perda de peso. Em uma pesquisa publicada no “Annals of Internal Medicine”, homens e mulheres que seguiram uma dieta de controle de calorias e dormiram oito horas e meia perderam duas vezes mais gordura do que as pessoas com um tempo de descanso menor.
O consumo de carboidratos simples como macarrão de farinha branca, biscoitos, bolachas e outros doces também contribui com o ganho de peso. Portanto, reduzir a ingestão de tais alimentos, ao lado de produtos com altos níveis de sódio, auxilia em um metabolismo mais saudável.