ROMA, 24 SET (ANSA) – Ao menos 380 baleias morreram encalhadas nas praias da Tasmânia, no sul da Austrália, durante essa semana, em um grande desastre ambiental, informou o governo. Há ainda dezenas de outros animais encalhados e equipes de resgate tentam salvar aqueles que estão vivos.   

“Podemos confirmar que 380 baleias estão mortas. Há ainda umas 30 com vida e a boa notícia é que conseguimos salvar outras 50”, disse o responsável pelo Departamento de Parques e Vida Silvestre da Tasmânia, Nic Deka.   

Desde a segunda-feira (21), os cetáceos começaram a encalhar na região e um grupo de cerca de 60 voluntários luta para salvá-los. A área onde ocorre o desastre é de difícil acesso e só acessível por barco.   

Grande parte das baleias mortas foi identificada apenas através de sobrevoos.   

Para Deka, esse é o pior incidente do tipo da história da Tasmânia. No entanto, os especialistas locais não sabem explicar porque isso acontece de tempos em tempos: pode ser porque o grupo segue uma baleia desorientada ou porque buscam se alimentar de maneira mais próxima à areia.   

Entre os maiores desastres ambientais do tipo, está um em outubro de 1946, na Argentina, quando cerca de 835 orcas encalharam e morreram em várias praias. Já em fevereiro de 2017, centenas de cetáceos morreram nas praias de Farewell Spit, na Nova Zelândia. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias