TUNES, 2 JAN (ANSA) – Ao menos 27 migrantes morreram, sendo um recém-nascido, durante dois naufrágios na costa da Tunísia ocorridos na última quarta-feira (1º).
Segundo Zied Sdiri, diretor regional da Defesa Civil de Sfax, os dois barcos levavam um número total de 110 pessoas, quando, próximo às ilhas Kerkennah, “uma das embarcações virou e a outra afundou”.
A direção da Guarda Nacional informou em sua página no Facebook, que das 83 pessoas resgatadas com vida, 17 eram mulheres e sete eram menores.
Ao lado da Líbia, a Tunísia, cuja costa está apenas a 150 quilômetros de distância da ilha de Lampedusa, na Itália, é o principal ponto de partida do norte da África para deslocados que tentam chegar à Europa.
Em 2024, o Fórum Tunisiano de Direitos Econômicos e Sociais registrou entre 600 e 700 migrantes mortos ou desaparecidos em naufrágios na costa do país. Já no Mediterrâneo, os mesmos dados saltam para mais de 2,2 mil pessoas, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). (ANSA).