De acordo com o IBGE, o Brasil possui 5.570 municípios e população estimada em 206 milhões de habitantes. Com estas proporções e diversidades regionais, é compreensível que a remuneração dos prefeitos mude muito de cidade para cidade.

Segundo com o professor de Direito Constitucional da PUC São Paulo, Antonio Carlos Mendes, o salário dos prefeitos varia de acordo com a Lei Orgânica Municipal, que funciona como um tipo de constituição própria da cidade, com normas que definem as atribuições dos poderes e dos órgãos locais, bem como os deveres e os direitos. Assim, a remuneração dos prefeitos é proporcional ao orçamento e à população da cidade.

No entanto, esta remuneração segue o limite máximo determinado pela Constituição brasileira, que estipula um teto para o salário de servidores públicos. Neste caso, o salário dos prefeitos não pode ultrapassar o teto salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que atualmente é de R$ 36,7 mil.

Ou seja, seguindo a restrição do teto e as leis municipais, o salário dos prefeitos é definido por votação em cada uma das câmaras de vereadores e então sancionado pelo próprio prefeito.

Confira o salário dos prefeitos de quatro grandes capitais brasileiras. As informações são do site Meu Município.