Um atleta de alto desempenho tem uma rotina de exercícios extremamente desgastante. Por conta disso, eles têm que ter um cuidado extremo com a alimentação e, em muitos casos, acabam consumindo duas, três, ou até mesmo seis vezes a quantidade diária de calorias recomendada para uma pessoa normal (entre 2000 e 2500 kcal). Esse consumo é diferente de acordo com o esporte praticado, com alguns sendo mais desgastantes do que outros.
+ Nino recorda dificuldades até Olimpíada e fala da emoção de ser convocado
+ Em preparação para Olimpíada, seleção de basquete dos EUA perde segundo amistoso
+ Alison e Álvaro Filho falam em ‘frio na barriga’ com proximidade da Olimpíada
Atiradores de elite
Apesar de não ser uma tarefa árdua do ponto de vista cardiovascular, atiradores e arqueiros contam com uma dieta especializada visando a melhora de rendimento. Normalmente, eles consomem uma quantidade menor de gordura e costumam comer apenas carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, para evitar picos de insulina que podem atrapalhar a concentração nas provas. A quantidade de calorias consumida, no entanto, é bem parecida com a de uma pessoa comum.
Ginastas artísticos
Apesar de muitas vezes passarem horas praticando por dia, os ginastas têm uma dieta restritiva e pouco calórica. Esses atletas consomem no máximo 2000 calorias por dia, visando manter a sua aparência enxuta. Embora as apresentações tirem nosso fôlego, elas são curtas e espaçadas entre si. Dessa maneira, a ginástica artística acaba tendo um gasto calórico bem menor do que esportes de resistência como natação e corrida.
Nadadores, corredores e maratonistas
Atletas de esporte de resistência tem um gasto calórico muito alto e precisam de uma dieta reforçada para conseguir recuperar seus músculos e evitar lesões. Eles chegam a consumir mais de 8000 calorias por dia.
Tenistas, futebolistas e jogadores de basquete
Esses atletas têm uma rotina extremamente desgastante, mas não chegam nem perto do gasto calórico da categoria acima. Em média eles gastam algo entre 3000 e 4500 calorias por dia de treino.
Bônus: Dieta do Michael Phelps
Durante os Jogos Olímpicos de Pequim, Michael Phelps consumia, em média, incríveis 12000 calorias por dia. Com 1,93m de altura e treinando mais de dez horas por dia, o americano tinha de consumir uma quantidade colossal de calorias para se manter no peso ideal. Phelps chegava a comer uma pizza inteira e meio kg de macarrão na janta para conseguir alcançar a marca.