A mãe da menina Sofia Gomes, que morreu durante a forte chuva em São Paulo na tarde de terça-feira (20) disse ao jornal SP1, da Globo, que a criança estava em cima da cama quando o chão se abriu com a enchente e ela caiu no córrego. Sofia chegou a ser retirada da água por vizinhos, mas não resistiu e morreu. “Deixei ela em cima da cama, quando corri para pegar, ela afundou, meu Deus do céu!”, disse Palema Gomes, mãe de Sofia.

Ainda de acordo com o SP1, a criança, que faria 1 ano e 9 meses nesta quarta-feira (21), tinha acabado de chegar da creche. Ela estava dentro do barraco com a avó e mãe. A chuva arrastou outros dez barracos na Vila do Sapo, na Água Branca, Zona Oeste. A comunidade tem 168 barracos e cerca de 650 moradores que estão desabrigados.

Uma idosa de 85 anos também morreu por conta da chuva. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi vítima do desabamento de uma casa na região do Limão, zona norte de São Paulo. O acidente aconteceu por volta de 14h20 na Rua Maria Renata.

Segundo o capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, o imóvel em que a idosa morava ficou completamente inundado. A casa ficava na frente de um córrego, que transbordou. Outras duas pessoas que estavam na casa foram socorridas com ferimentos leves e não precisaram ser levadas ao hospital.

O capitão informou ainda que houve outro acidente na Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, na Barra Funda, zona oeste. Três pessoas foram arrastadas pelas enxurrada, duas crianças e um adulto, mas resgatadas sem ferimentos graves pelos bombeiros.

A corporação já registrou a queda de ao menos 40 árvores até o início da noite desta terça.De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), houve alertas de alagamento para a zona oeste, sudeste, norte, centro e também nas Marginais do Tietê e do Pinheiros. Importantes avenidas como a 9 de Julho, a Rebouças e a 23 de Maio foram interditadas.

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), alagamentos interromperam a circulação de trens da Linha 8-Diamante, entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. Às 17h05, a operação foi normalizada. As Linhas 9-Esmeralda e 11-Coral operaram com velocidade reduzida. No Metrô, a Linha 3-Vermelha, a mais movimentada do sistema, também teve lentidão em função da chuva e dos alagamentos.