Qualcomm e Microsoft tentam dar novo gás ao notebook

Cristiano Amon, da Qualcomm, apresenta o projeto Always Connected PC (Crédito:André Cardozo)

MAUI, HAVAÍ * – Um notebook leve, portátil, com bateria de excelente duração e sempre conectado em alta velocidade à internet. Esse é o sonho de muitas gente e uma promessa antiga das empresas de tecnologia. O resultado até o momento, porém, sempre foi inferior às expectativas, como qualquer pessoa que tem notebook e já ficou sem bateria ou não conseguiu conectar ao Wi-Fi sabe.

No Snapdragon Tech Summit deste ano, realizado em Maui, Havaí, a Qualcomm e a Microsoft anunciaram uma nova tentativa para tornar o sonho do notebook sempre conectado uma realidade. O projeto, batizado de Always Connected PC (PC sempre conectado) tem como objetivo criar uma nova geração de PCs. Com a parceria, os chips da linha Qualcomm Snapdragon, que estão presentes em praticamente todos os smartphones de ponta com Android do mercado, passarão a aparecer também em notebooks com sistema Windows 10.

O projeto é uma tentativa de dar uma “sacudida” no mercado de notebooks. A Microsoft já tentou isso uma vez com o Windows 8, lançado em 2012 em uma série de notebooks híbridos (que também funcionavam como tablets). A promessa de mais produtividade e versatilidade não se concretizou em vendas e os notebooks perderam espaço para tablets “puros” e smartphones.

O projeto Always Connected PC quer mudar essa situação com uma nova geração de notebooks. Essas são as características principais desses novos laptops.

– – Conexão sem fio em alta velocidade, com base no padrão Gigabit LTE (mais rápido do que o atual 4G e um padrão de transição para o 5G)

— Bateria de longa duração, com média de 20 horas de uso intenso e até um mês em modo de stand by

— Sistema Windows 10

— Processadores da linha snapdragon

Pois bem, essa é promessa. Vamos então examinar cada um destes itens mais detalhadamente.

Conectividade em alta velocidade

O projeto Always Connected PC parte do princípio que os notebooks usarão redes do padrão Gigabit LTE para se conectar a internet. Com essa tecnologia, eles não dependeriam mais do Wi-Fi e poderiam usar a Gigabit LTE para se conectar em qualquer lugar, por meio de um plano de dados Gigabit LTE de uma operadora de telefonia.

A Gigabit LTE é uma tecnologia com velocidade muito superior ao 4G. A tecnologia é nova e poucas operadoras no mundo trabalham com ela. Nos Estados Unidos, o serviço já é oferecido por algumas operadoras em certas regiões do país.

No Brasil, no entanto, não há prazo para que essas redes entrem em funcionamento e mesmo a cobertura 4G está longe de ser a ideal mesmo em grandes cidades. Por isso, vai demorar alguns anos até que este conceito se torne realidade no País. No entanto, os laptops do projeto Always Connected PC podem chegar ao País ainda no ano que vem. Segundo Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm, os notebooks são compatíveis com a tecnologia 4G Plus já oferecida por algumas operadoras brasileiras.

Bateria de longa duração

Quem trabalha com notebook está acostumado a levar o carregador de um lado para o outro, já que na maioria dos casos a bateria acaba depois de poucas horas. Com os chips da linha Snapdragon a Qualcomm promete levar a duração de bateria dos smartphones para os notebooks.

Na prática, isso deve resultar em baterias com cerca de 20 horas de uso intenso. Teremos que aguardar até que os primeiros notebooks cheguem ao mercado para saber se essa duração de bateria realmente vai ocorrer na prática. Os primeiros PCs dessa nova geração devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2018.

Jerry Chen, CEO da Asus, apresenta o Asus NovaGo, um dos notebooks do projeto Always Connected PC

Sistema Windows 10

O Windows 10 está no mercado há 2 anos e atualmente roda em 26% dos PCs em funcionamento no mundo, segundo dados da NetApplications. Apesar da boa taxa de adesão, o sistema não empolga muito (para efeito de comparação, o sistema mais usado no mundo ainda é o antigo Windows 7, com 46% do mercado) e os PCs há alguns anos perderam espaço para os smartphones quando se fala em atenção da mídia e dos consumidores.

Com o fracasso do Windows Phone e sua estratégia de smartphones, a Microsoft vem novamente voltando suas atenções para o mercado de notebooks híbridos (que também funcionam como tablets). E, com o projeto Always Connected PC, a empresa tenta novamente atrair a atenção do mercado para o mercado de PCs.

Vale observar que, com o Windows 8, a Microsoft tentou emplacar o conceito de notebook híbrido com uma variedade de formatos, mas a estratégia não funcionou muito e o sistema foi substituído pelo Windows 10 apenas 2 anos e meio após seu lançamento.

Processadores da linha Snapdragon

Aqui está o fator que possivelmente pode contribuir mais para o sucesso dos novos notebooks da linha Always Connected PC. Tradicionalmente usados em smartphones, os chips da linha Snapdragon tradicionalmente têm consumo de energia menor do que os processadores Intel e AMD usados em notebooks convencionais.

Assim, seu uso em notebooks muito provavelmente vai fazer com que os laptops dessa nova geração tenham menor consumo de bateria do que os notebooks tradicionais. Novamente, é esperar até que os primeiros notebooks cheguem ao mercado para ver se as promessas das empresas de tecnologia se tornarão realidade.

Os produtos

Durante o Snapdragon Tech Conference, Asus e HP anunciaram seus primeiros produtos da linha Always Connected PC, o Asus Nova Go e o HP Envy x2. Traremos mais detalhes sobre esses produtos em outro post.

Snapdragon 845

Durante o evento desta terça-feira, a Qualcomm também fez um breve anúncio sobre seu novo chip de alta performance, o Snapdragon 845, sucessor do Snapdragon 835. Mais detalhes sobre o novo processador serão anunciados nos próximos dias durante o Snapdragon Tech Summit.

* O jornalista viajou a Maui a convite da Qualcomm

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+ Microsoft Edge recebe nova funcionalidade para aumentar velocidade de carregamento

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar



Mais posts

Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.