A Qualcomm anunciou nesta terça-feira três novos modelos de processador: Snapdragon 665, Snapdragon 730 e Snapdragon 735. A estratégia da empresa com os novos chips é oferecer mais opções para o consumidor que compra um celular intermediário. Segundo dados da empresa, cerca de 30% das unidades de smartphone vendidas estão nos segmentos de intermediário e intermediário premium. Para entender a numeralha toda e como os novos chips se encaixam na estratégia da empresa, o slide abaixo mostra toda a linha de chips da Qualcomm.

Linhas de chip da Qualcomm variam entre série 200 (básica) e 800 (mais sofisticada) (Crédito:André Cardozo)

Snapdragon 665

A linha 600, como visto acima, é a aposta da Qualcomm no mercado “intermediário básico”, e o novo chip 665 é o sucessor do 660, já presente em diversos smartphones intermediários atualmente no mercado brasileiro.

Entre as novidades do chip estão o suporte para redes 4,5G, já presentes em algumas grandes cidades do Brasil e mais rápidas do que as redes 4G convencionais. O novo chip permite também tirar fotos com fundo desfocado (bokeh) apenas com uma câmera. Atualmente, smartphones com este recurso têm duas ou mais câmeras.

Snapdragon 730

A linha de chips 700 faz parte de uma estratégia para atender a um mercado de “intermediário premium”, ou seja, usuários que querem um smartphone melhor, mas não querem pagar por um aparelho ultrassofisticado.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Essa linha 700 foi inicialmente uma demanda do mercado chinês. Neste mercado, houve um movimento muito forte dos consumidores no sentido de desejarem um smarpthone acima do intermediário, principalmente para games”, comentou Helio Oyama, diretor de produtos e engenharia da Qualcomm para a América Latina, durante o evento de lançamento dos chips.

O novo chip 730 deve aparecer em smartphones com preços entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. Além do desempenho, algumas das vantagens do 730 sobre o 665 são o suporte para o novo padrão Wi-Fi 6 (antigo Wi-Fi ax.) e o suporte para efeito de fundo desfocado também em vídeos.

Snapdragon 730G

O 730G é uma versão ligeiramente mais avançada do 730 e o G do nome se refere a games. E a decisão de criar um chip para gamers não foi por acaso.

Segundo dados da Qualcomm, há cerca de 2,3 bilhões de pessoas no mundo que, em algum momento, jogam algum game em alguma plataforma. Entre estes, 95% jogam também no celular.

Entre os diferenciais do 730G em relaçao ao 730 estão um ganho de 15% em renderização de gráficos e um recurso específico para detectar redes Wi-Fi com menor latência e se conectar automaticamente a elas. A Qualcomm fez ainda algumas parcerias com empresas de games para que alguns jogos famosos rodem um pouco melhor no 730G.

Os primeiros smartphones com os novos chips devem ser anunciados em breve e chegam ao mercado até junho.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias