Qualcomm lança novas placas aceleradoras para datacenters

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Qualcomm lança novas placas aceleradoras para datacenters

Empresa árabe é a primeira compradora das soluções de processamento de aplicações de IA

Qualcomm lança novas placas aceleradoras para datacenters

Quem não quer entrar em um mercado que tem contratos bilionários anunciados praticamente toda semana? A Qualcomm certamente quer. Com décadas de tradição em chips para celulares e mais recentemente também para PCs, a empresa anunciou nesta semana sua volta ao mercado de datacenters.

Os primeiros produtos que a empresa vai fornecer ao mercado serão duas placas aceleradoras, AI200 e AI250, voltadas para processos de inferências de aplicações de IA. Elas virão embutidas em racks como os aí da foto aí de cima. Os chips das placas serão baseados na arquitetura NPU Hexagon, da própria Qualcomm.

O lançamento não inclui novos chips projetados especificamente para a IA, e portanto não dá pra dizer que a Qualcomm passa a concorrer diretamente com a Nvidia. Ainda assim, o anúncio mostra o interesse de uma gigante dos chips em um mercado em franca expansão.

A primeira compradora será a bilionária saudita Humain, que terá uma instalação de até 200 megawatts usando hardware da Qualcomm a partir de 2026. Como já comentado por aqui, a Humain é subsidiária do fundo de investimentos do governo saudita que já tem acordos bilionários assinados com AMD, Nvidia e Oracle, entre outras big techs.