
Qual é a idade certa para colocar uma criança na escola de Educação Infantil?
Muitas mães e pais se sentem perdidos com relação à ida das crianças à escola de Educação Infantil: qual é a melhor idade? Como a escola recebe as crianças pequenas? Existem tipos diferentes de escola? Serei uma mãe pior se colocar meu filho na escola cedo? Devo deixar em casa com a vovó, a babá, ou devo colocar na escola?
Escola na Pandemia
Segundo Bruna Cardoso, pedagoga e cofundadora da Plataforma Ler o Mundo, “Este ano, estes questionamentos ganharam outro peso, por conta da pandemia. Muitas mães e pais estão trabalhando em home-office, o que também interfere na tomada de decisão. Conseguir conciliar o trabalho com a rotina das crianças pode ser muito bacana, mas não deixa de ser desafiador. São inúmeras as questões que angustiam o coração das mães, principalmente as de primeira viagem. Sabemos que por trás da decisão de colocar um bebê ou uma criança pequena na escola, existe o desafio da separação entre mãe e filho, o que é muito normal e esperado, e existe também um tanto de culpa, a famosa culpa materna, que carregamos em tantos momentos!”.
Cada família tem sua estrutura, suas necessidades, que passam pela volta ao trabalho, a falta de redes de apoio, o desenvolvimento e a socialização da criança e as questões pessoais da mãe também.
Por isso, traremos algumas orientações que irão ajudar na reflexão sobre um assunto tão importante!
1- Entenda a estrutura das escolas na hora de escolher
Existem diferentes formas de uma escola se estruturar para receber bebês e crianças pequenas:
• berçário – recebe bebês, com uma estrutura adequada à rotina dos pequenos, que envolve cuidados específicos com sono, troca, banho de sol, alimentação, mamadas.
• espaços de convivência ou “casas de brincadeira” – são lugares que recebem os pequenos por hora, com ou sem a presença de um responsável, com atividades e um espaço propício para a brincadeira e o desenvolvimento infantil.
• a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) divide a Educação Infantil em três faixas etárias: bebês (0 a 1.6), crianças bem pequenas (1.7 a 3.11) e crianças pequenas (4 a 5.11). As escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino possuem nomes diferentes, dependendo do local. Geralmente, os bebês e os bem pequenos ficam em um tipo de escola e as crianças pequenas, em outro.
• escolas de Educação Infantil – recebem as crianças de até 6 anos, mas a idade de entrada varia de escola para escola. Existem escolas de Educação Infantil que possuem berçário.
Existem abordagens por trás das atividades e brincadeiras, procure entender isso com um pouco de profundidade (temos um post só sobre isso).
2- Reflita sobre as necessidades da criança no momento
• Como é o espaço em que o seu filho passa o dia? Ele é propício para brincadeiras?
• Com quem ele socializa? Brinca com outras crianças, mesmo que seja um primo, um vizinho?
• Como são as experiências que ele vive na rotina?
• Ele tem contato mínimo com a natureza?
• Quais são as necessidades da faixa-etária?
3- Olhe para as suas próprias necessidades
• Toda mãe precisa de um pouco de tempo para si mesma, isso pode significar um banho, um passeio, poder assistir o que quiser na TV ou ler.
• O trabalho é uma necessidade (financeira e pessoal) para grande parte das mulheres. A volta ao trabalho envolve uma mistura profunda de sentimentos ambíguos, que precisam ser acolhidos e validados.
• Com a Pandemia, muitas mães estão trabalhando em home-office e adaptar o trabalho em casa às necessidades da criança foi uma realidade no ano passado. Este ano, sabemos que muitas mães precisarão rever sua organização e se adaptar às novas demandas e necessidades.
• A separação entre mãe e filho não é só uma questão da criança, a mulher também sofre com isso e pode sentir muita dificuldade.
• Entender que o filho tem necessidades que vão além do que a mãe oferece é um processo pelo qual todas passamos. Para muitas mulheres, ele pode ser mais lento, isso é normal.
4- Fazer ajustes na decisão é sempre uma alternativa
• Confie na sua decisão, mas tenha em mente que ela tem a ver com um momento da vida e isso pode mudar!
• Ou seja, a idade certa para colocar uma criança na escola quem decide é a família!
5- Não tem idade certa e sim o melhor momento para você e sua família. Pesquise, ajuste, confie e aproveite.
Obs: estamos tratando da questão na primeira infância, toda criança tem o direito de estar na escola e o abandono intelectual é um assunto sério. A escola de Educação Infantil é muito importante.