Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, dia 22, mostra que a ex-deputada Juliana Brizola (PDT) está com 21% das intenções de voto para ser eleita governadora do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026, conquistado o primeiro lugar na preferência da população até a data de hoje.
+ Lula derrotaria todos os candidatos da direita no 2º turno, diz Genial/Quaest
Em segundo lugar aparece o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (PL), com 20% das intenções de voto. Em terceiro lugar está o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Edegar Pretto (PT), com 11% do eleitorado manifestando a intenção de votar nele. O atual vice-governador, Gabriel Souza (MDB), tem apenas 5% das intenções de voto.
Aprovação do atual governador
Além disso, 58% aprovam o governo de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, 38% desaprovam e 4% não souberam responder. Quando o assunto é a eleição de um sucessor, 54% acreditam que ele não merece eleger uma pessoa que indicar. No entanto, 41% acreditam que sim e 5% não souberam responder.
A margem de erro do estudo é de três pontos porcentuais para o recorte do Rio Grande do Sul. O levantamento entrevistou presencialmente 1.104 eleitores com 16 anos ou mais no Estado, entre os dias 13 a 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.