O atual prefeito do Rio de Janeiro (RJ) e candidato a reeleição, Eduardo Paes (PSD), lidera todos os cenários de intenção de votos para as eleições municipais deste ano. No primeiro turno, o político aparece com 51% das intenções de votos, segundo o levantamento da Quaest, encomendado pela Rádio Tupi.

Em segundo lugar vem o deputado federal Marcelo Ramagem, o Delegado Ramagem (PL), com 11%, seguido pelo também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8%. O deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (União) tem 4% e o deputado federal
Marcelo Queiroz (PP) tem 2%. Branco, nulos e abstenções somam 20% e os indecisos são 4%.

Ainda conforme o levantamento, Paes segue em vantagem nas segmentações por gênero, renda, faixa etária, escolaridade, religião e identificação étnico-racial.

A pesquisa encomendada pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, ouviu 1.145 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de junho e foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número RJ-04459/2024. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

Em um suposto segundo turno entre Eduardo Paes e Ramagem, o levantamento da Quaest aponta que o atual prefeito levaria a melhor, tendo 57% das intenções de voto. Já o candidato do PL teria 27% dos votos. Branco, nulos e abstenções somam 14% e 2% afirmam que ainda estão indecisos.

Avaliação da gestão

A gestão de Paes tem avaliação positiva de 35% dos eleitores e é considerada regular por 38%. Os que avaliam negativamente somam 24%.

A área de atuação da prefeitura onde os entrevistados percebem melhoria são asfaltamento (58%), cultura, esporte e lazer (55%), transporte público (49%) e limpeza (49%).

A área que mais piorou, na avaliação dos entrevistados, foi a segurança: 73% consideram que as condições pioraram. O trânsito piorou para 66%, a saúde para 59%, a educação para 52%, a habitação para 44% e o tratamento de esgoto para 45%.