Quaest: após ‘tarifaço’, visão dos brasileiros sobre os Estados Unidos piora

REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo
Donald Trump e Xi Jinping Foto: REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 26, indicou que a opinião dos brasileiros sobre os Estados Unidos piorou e atingiu o nível mais negativo desde o início dos levantamentos, em 2023. O estudo apontou que 48% da população tem uma percepção desfavorável ao país governado por Donald Trump, que no início deste mês aplicou uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. Já a visão sobre a China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, se tornou mais favorável.

Conforme a pesquisa, 48% dos questionados indicaram uma percepção desfavorável dos Estados Unidos, enquanto 44% tinham uma posição favorável. 8% não souberam ou não responderam. O levantamento foi realizado entre 13 e 17 de agosto com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

+ Quaest: Tarcísio tem 43% das intenções de voto para governo de SP; Alckmin tem 21%

+ Quaest: 49% dos brasileiros acham aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes injusta

Na última pesquisa, de fevereiro de 2024, 58% dos brasileiros se mostravam favoráveis aos Estados Unidos, enquanto 24% tinham uma imagem ruim do país e 18% não sabiam ou não responderam. A queda nas opiniões positivas foi de 14 pontos percentuais.

Em contrapartida, a visão dos brasileiros sobre a China melhorou. O estudo sinalizou que 49% da população tem uma posição favorável ao país asiático, enquanto 37% possuem uma opinião ruim. 14% não souberam ou não responderam.

A percepção positiva da Argentina aumentou, mas há um empate técnico. 42% dos brasileiros demonstraram opiniões favoráveis ao país vizinho — 7% a mais do que no estudo anterior — enquanto 40% indicaram posições desfavoráveis. 18% não souberam ou não responderam.

Quanto a Israel, a imagem piorou. 50% da população se mostrou desfavorável e 35% favorável. 15% não souberam ou não responderam. A opinião dos brasileiros sobre a Rússia permanece negativa, com 59% tendo opiniões ruins do país, enquanto 25% têm uma percepção positiva. O número dos que não souberam ou não responderam foi de 16%.