Um retrato pintado por Amedeo Modigliani foi leiloado nesta sexta-feira (24) em Paris por 27 milhões de euros (168 milhões de reais), com os custos do leilão incluídos, o que constitui um recorde para uma obra do artista italiano vendida na França, anunciou a Sotheby’s.
A pintura “Busto de Elvira”, produzida entre 1918 e 1919, retrata uma jovem originária da localidade francesa de Cagnes-sur-Mer, cujo rosto aparece em várias obras do artista.
O preço da obra foi avaliado na faixa entre 5,5 e 7,5 milhões de euros (entre 34 e 46 milhões de reais).
Durante o leilão, também foi colocado à venda um retrato que o artista fez do escritor Raymond Radiguet, que finalmente foi leiloado por 10,6 milhões de euros (66,2 milhões de reais), com os custos do leilão incluídos, indicou a casa de leilões.
Durante o dia, também foi vendido o quadro “A Magia Negra” do artista belga René Magritte por 10,7 milhões de euros (cerca de 66,8 milhões de reais).
Foi um recorde para um quadro desta série de Magritte, no qual se vê um corpo feminino representado com metade corpo e a outra metade céu, disse a Sotheby’s à AFP.
A tela, pintada em 1934 e adquirida diretamente do artista em 1935 por seus antigos proprietários, é a primeira versão desta série, cujo valor era estimado entre 5 e 7 milhões de euros (entre aproximadamente 31,2 e 43,7 milhões de reais).
O recorde anterior de leilão para um quadro da série “A Magia Negra” foi em 2015 na Christie’s, em Nova York, com um preço de 6,7 milhões de dólares (cerca de 26 milhões de reais, na cotação da época), afirmou.
ls/vg/es/rnr/rm/aa/dd