ROMA, 28 OUT (ANSA) – Uma rara pintura do artista italiano Cimabue (1272-1302), que foi encontrada pendurada na cozinha da casa de uma idosa francesa, foi vendida neste domingo (27) por mais de 24 milhões de euros em leilão realizado em Selis, perto de Paris.   

O pequeno quadro (25,8 x 20,3 cm) estava perdido há anos e foi encontrado por um leiloeiro em uma casa particular na cidade de Compiègne. A obra estava pendurada entre a cozinha e a sala de estar e foi levada para ser avaliada por especialistas. A dona da casa, por sua vez, pensava se tratar de uma pintura de pouco valor.   

O quadro passou por testes com luz infravermelha para observar as semelhanças com as obras de Cimabue, também conhecido como Cenni di Pepo. Era esperado que a pintura fosse vendida no leilão por até 6 milhões de euros, mas a oferta vencedora foi quatro vezes maior, chegando a pouco mais de 24 milhões de euros. De acordo com a casa de leilões Acteon, a quantia paga foi um novo recorde para uma pintura medieval. O nome do comprador não foi revelado.   

Acredita-se que a pintura de Cimabue faça parte de um políptico, uma obra maior de cenas pintadas e divididas em diversos painéis. Especialistas dizem que o quadro é de 1280 e representa a paixão e a crucificação de Cristo.   

Outras obras de Cimabue estão expostas na National Gallery de Londres e na Frick Collection em Nova York.   

Cimabue nasceu em Florença e é considerado o último pintor italiano a seguir a tradição bizantina. O artista também atuou em um período de transição entre a arte estilizada do período medieval e as obras naturalistas do Renascimento. Cenni di Pepo é conhecido por ter descoberto o pintor e arquiteto Giotto di Bondone.(ANSA)