O Dia

Quadra da Portela receberá feirão de empregos para pessoas com deficiência nesta terça-feira

Evento vai oferecer cerca de duas mil oportunidades de trabalho

Rio – A quadra da Portela vai receber, nesta terça-feira (17), das 9h às 16h, uma grande feira de empregos voltada para pessoas com deficiência e segurados reabilitados do INSS. Trata-se do 6º Dia D – Feira de Emprego da Pessoa da Pessoa com Deficiência, que vai oferecer cerca de duas mil oportunidades de trabalho, em diversas áreas.

O evento, que também acontecerá na Catedral Metropolitana do Rio, na quinta-feira (19), é uma realização do Ministério da Economia em parceira com a Rede Incluir, com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) Estadual e Municipal e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Mais de 100 empresas vão participar, entre elas Gerdau, South & Co, ICN – Itaguaí Construções Navais, ProEcho, Caçula, Supermercados Costazul, Fluzão Atacadão da Construção, Octodata, Supermercados Mundial, Universidade Estácio de Sá, Supermercados Guanabara e Firjan.

Para disputar as chances de trabalho, os candidatos deverão apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, PIS/NIS, CPF, currículo, comprovante de escolaridade, laudo médico atualizado com CIF (se for PcD), certificado de reabilitação emitido pelo INSS (se for reabilitado) e comprovante de residência.

Para o coordenador da Rede Incluir (organização independente que reúne atores que atuam na inserção de Pessoas com Deficiência – PcDs e empresas do Rio), Antoniel Bastos, o encontro é a oportunidade para as empresas contratarem pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em um único lugar. “Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade”, analisa. Ele afirma, ainda, que a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego.

O coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério da Economia, Marcelo Freitas, faz coro: “O Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas. Além da descoberta das virtudes produtivas da diversidade, é um momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos, ao mesmo tempo em que promove a integração destes com os diversos atores da questão da inserção de PcD e reabilitados na sociedade.”

Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social também estarão presentes aos eventos para esclarecer dúvidas, além de uma unidade móvel do Ministério da Economia que emitirá carteiras de trabalho para os interessados.

Maior campeã do carnaval carioca, a Portela vai receber o feirão pelo terceiro ano consecutivo.

Serviço:

Terça-feira, dia 17 de setembro
Quadra da Portela – Rua Clara Nunes 81, Madureira
Horário: de 9h às 16h
Telefone: 3217-1604