A Qatar Airways está adicionando comissários de bordo virtuais como “tripulação de cabine humana digital” para ajudar os clientes nos aeroportos e a bordo dos aviões.
Chamada de Sama 2.0, a falsa funcionária foi apresentada na grande feira comercial ITB Berlim na última semana. A companhia aérea demonstrou que um cliente pode falar ao telefone com Sama atendendo em uma grande tela semelhante a um quiosque, mostra o vídeo.
A companhia aérea afirma que o tripulante de cabine virtual – também acessível por meio de seu metaverso, chamado Qverse , e do aplicativo Qatar – é o primeiro atendimento ao cliente desse tipo com tecnologia de IA.
Declarações da companhia aérea e do desenvolvedor UneeQ afirmam que o ajudante digital – cujo nome significa “céu” em árabe – combina “tecnologia com empatia e personalização” e oferece “interações envolventes que refletem a conversa humana”.
Ele foi projetado para aprender com o comportamento do cliente por meio de “interações visuais abrangentes” para “ajudar seus passageiros a projetar experiências de viagem selecionadas”.
Os passageiros podem aproveitar ao máximo o Sama acessando o Qverse do Qatar. A partir daí, o ajudante virtual pode, por exemplo, orientar os passageiros através de representações de aeroportos mapeadas em 3D e responder a perguntas relacionadas à viagem sobre bagagem, check-in e muito mais em tempo real, à medida que são digitadas ou faladas em um módulo de bate-papo.
Além disso, a Sama 2.0 oferecerá suporte a vários idiomas em um futuro próximo, tornando sua assistência acessível ao público global da companhia. A versão do chat em português já está disponível.
“Este é um ponto monumental na liderança da sinergia bem-sucedida entre tecnologia e conexão humana – não apenas para a Qatar Airways, mas também para a indústria em geral”, disse o vice-presidente de marketing da empresa, Babar Rahman, acrescentando que as interações seriam “acessíveis e amigáveis”.