MOSCOU, 17 JUN (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitará a Coreia do Norte nos próximos dias 18 e 19 de junho, informou o Kremlin nesta segunda-feira (17).   

Esta será a primeira viagem do líder russo ao país em mais de duas décadas e representa o mais recente sinal de alinhamento entre as nações, em uma aproximação que preocupa a comunidade internacional. A visita ocorrerá mesmo após o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de prisão contra Putin.   

Moscou, agora considerado pária no Ocidente depois de deflagrar uma ofensiva contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022, tem procurado fortalecer as suas alianças com outros líderes condenados ao ostracismo pelos países democráticos.   

Putin, que inclusive já elogiou o “fortalecimento da cooperação e da amizade” bilateral, foi convidado para visitar a Coreia do Norte pelo ditador Kim Jong-un em setembro passado.   

Em declaração à agência Tass, o chefe do Serviço de Espionagem da Rússia, Sergei Narishkin, disse que espera que a primeira visita de Putin à Coreia do Norte desde 200 “traga bons resultados”.   

De acordo com o governo russo, Putin também passará pelo Vietnã, após deixar o país liderado pelo ditador Kim Jong-un. (ANSA).