Putin receberá Bolsonaro com frango e farofa?

Putin receberá Bolsonaro com frango e farofa?

O presidente russo Vladimir Putin gosta de protagonizar cenas espetaculosas: anda a cavalo sem camisa, abraça golfinhos e desafia crianças pequenas para lutas de Judô, nas quais ele sempre ganha. Com suas ameaças de invadir a Ucrânia, colocou o mundo em alerta. Afinal, ninguém move milhares de soldados para a fronteira a troco de nada. Estaríamos diante de um conflito em grande escala ou tudo não passaria de um jogo diplomático para Putin se promover, como ele gosta? O mandatário russo aparentemente parece estar em vantagem no jogo que ele trava contra a Otan e contra os Estados Unidos: ele controla o gás natural que a Alemanha tanto precisa durante o inverno. Sanções econômicas que poderão ser impostas pela Europa e pelos EUA como punição não parecem assustá-lo.

Diante desse cenário, o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu ir pessoalmente a Moscou nesta segunda-feira, 7, para conversar com Putin sobre o conflito e colocar panos quentes na história. Se os EUA não querem ceder em nada, a Rússia também não e a Alemanha está diretamente envolvida no imbróglio. Por isso, sobrou para Macron ser o conciliador. O presidente francês busca a reeleição e o papel de “salvador da Europa” lhe cairia muito bem neste momento.

Contudo, no meio do caminho havia o teatro de Putin: o presidente da Rússia escolheu uma sala luxuosa, toda em mármore, para receber o chefe de estado francês. Ao sentarem-se na mesa para negociar, o tamanho da cartada do russo ficou evidente: com mais de 12 metros de comprimento, com cada um sentado em uma ponta da gigantesca mesa, Macron parecia pequeno, enganado, tripudiado. A imagem correu o mundo e até se transformou em meme.

Já para se encontrar com Xi Jinping, líder da China, herdeiro político de Mao Tsé-Tung e aliado da Rússia, Putin escolheu uma mesa redonda simples de madeira. Ali a conversa foi levada mais a sério pelo russo. Agora só falta imaginar em qual mesa Putin irá recepcionar o presidente Jair Bolsonaro em sua viagem totalmente descabida ao àquele país na semana que vem. O presidente russo o receberá brasileiro com asa de frango e farofa no meio da rua? Ou o ex-capitão finalmente saberá representar o Brasil com a estatura que o cargo exige e que ele jamais o fez quando visitou o exterior?