Putin recebe chanceler iraniano e assegura apoio da Rússia

Vladimir Putin
Vladimir Putin Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov

MOSCOU, 23 JUN (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta segunda-feira (23) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em Moscou, na esteira do bombardeio dos Estados Unidos contra instalações nucleares do país persa.

O chanceler levou ao líder do Kremlin uma carta do guia supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, na qual ele pede mais apoio russo no conflito, enquanto fontes citadas pela imprensa local apontam que Teerã avalia que Putin poderia fazer mais.

“A Rússia está fazendo esforços para apoiar o povo iraniano”, assegurou o presidente, acrescentando que “a agressão não provocada” contra o Irã “não tem motivos nem justificativas”.

“Nossa posição sobre os eventos em curso é bem conhecida”, disse.

Araghchi, por sua vez, afirmou a Putin que o Irã está “defendendo sua independência de forma legítima” e que a Rússia está “do lado certo da história e do direito internacional”.

O conflito foi deflagrado em 13 de junho, quando Israel lançou uma campanha de bombardeios contra alvos militares e do programa nuclear iraniano. Desde então, os dois países vêm trocando agressões diárias.

Já em 22 de junho, os Estados Unidos entraram na guerra e bombardearam as instalações nucleares de Fordow, Isfahan e Natanz. (ANSA).