O presidente Vladimir Putin disse nesta quinta-feira que a Rússia deveria poder participar de competições esportivas sob as cores de sua bandeira, da qual é privada por causa de um escândalo de doping.

“Nosso país não deve participar sob uma bandeira neutra se nenhuma crítica concreta foi feita ao nosso atual Comitê Olímpico. Está escrito na Carta Olímpica”, disse o presidente russo em sua coletiva de imprensa anual.

“Se a Agência Mundial Antidoping não tem queixas contra nosso Comitê Olímpico, nossa equipe deveria participar sob nossa bandeira”, continuou Putin, denunciando sanções “injustas”, “ilegais” e “desprovidas de bom senso” visando seu país.

“Qualquer punição deve ser individual”, insistiu Putin ao prometer “fazer de tudo para manter o esporte russo limpo”.

Ele considerou que o banimento do seu país no esporte mundial é “politicamente motivado”.

A agência russa antidoping deve decidir nesta quinta-feira se inicia o procedimento para contestar a exclusão por quatro anos da Rússia das competições esportivas mundiais, que incluem os Jogos Olímpicos 2020 e 2022 e a Copa do Mundo de 2022, por falsificarem os dados de atletas em controles de doping.

A punição da Rússia prevê que apenas atletas russos escolhidos a dedo poderão participar das competições, mas sob uma bandeira neutra e sem que o hino nacional seja tocado.

Moscou denunciou essas novas sanções, depois de um primeiro escândalo de doping em 2015, falando de “histeria anti-russa”.

pop/alf/av/MR