O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu restaurar a segurança nas zonas fronteiriças do país depois de uma pessoa ter morrido em um novo ataque ucraniano na região de Belgorod.

A Ucrânia bombardeou a região fronteiriça de Belgorod durante meses e intensificou os ataques na semana passada, à medida que se aproximavam as eleições presidenciais russas.

Os combatentes anti-Kremlin também assumiram a responsabilidade por várias incursões na semana passada nas regiões fronteiriças da Rússia.

“De acordo com informações preliminares, uma pessoa morreu”, disse o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, nas redes sociais.

“O homem estava em seu carro quando foi atingido por estilhaços e morreu devido aos ferimentos antes da chegada da ambulância”, acrescentou.

Em Moscou, Putin prometeu restaurar a segurança nas regiões fronteiriças da Rússia e disse que a sua vitória nas eleições presidenciais foi um “prólogo” para a vitória na Ucrânia.

“Faremos tudo para apoiar as pessoas que perderam os seus negócios e as suas casas, faremos todo o possível”, disse Putin aos funcionários de sua campanha eleitoral.

“Mas a primeira coisa, claro, é garantir a segurança. Existem diferentes formas de fazê-lo, não são fáceis, mas vamos fazê-lo”, acrescentou, sem dar detalhes.

Putin foi reeleito para um quinto mandato, em uma votação sem adversários de fato.

“A vitória nas eleições é apenas um prólogo para essas vitórias que a Rússia tanto precisa e que certamente virão”, disse Putin.

Entretanto, o governador Gladkov afirmou nesta quarta-feira que as escolas em algumas zonas fronteiriças de Belgorod adotarão o ensino à distância, um dia depois de anunciar a retirada de 9.000 crianças da região.

bur/mas/zm/aa