O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste sábado, 9. A conversa entre os dois líderes durou cerca de 40 minutos, e Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia.
Segundo nota publicada no site oficial do governo brasileiro, o presidente da Rússia agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema, enquanto Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica, reafirmando que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do “Grupo de Amigos da Paz”, lançado por iniciativa de Brasil e China.
+ Lula conversa com Putin e participa do desfile do Dia da Vitória
Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional, falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS.
Putin ainda parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
Em maio deste ano, Lula e a primeira-dama, Rosângela Janja da Silva, estiveram na Praça Vermelha, na capital russa, para acompanhar a parada militar em homenagem aos 80 anos do triunfo sobre os nazistas.
“A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação e buscar a ampliação de nossas parcerias comerciais”, escreveu o petista nas redes sociais.