O presidente russo, Vladimir Putin, reafirmou seu apoio ao seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, por telefone nesta quinta-feira (11), ante a mobilização militar dos Estados Unidos no Caribe e a apreensão de um petroleiro na costa da Venezuela.
“Vladimir Putin expressou solidariedade ao povo venezuelano e confirmou seu apoio à política do governo Maduro, que visa proteger os interesses e a soberania nacional diante da crescente pressão externa”, afirmou o Kremlin em um resumo da conversa.
Em comunicado, o Kremlin confirmou seu “apoio à política do governo” Maduro para “proteger os interesses nacionais e a soberania em um contexto de crescente pressão externa”.
A conversa ocorreu no dia seguinte à apreensão de um navio petrolífero da Venezuela por militares dos EUA no Mar do Caribe, com a justificativa de que a embarcação supostamente é usada para contrabandear petróleo do Irã, país atingido por sanções americanas.
O Ministério das Relações Exteriores de Caracas definiu o sequestro como “roubo descarado” e “ato de pirataria internacional”.
Com AFP e ANSA*