Putin está pronto para discutir paz na Ucrânia, diz Kremlin

ROMA, 20 JUL (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está pronto para avançar nas negociações com a Ucrânia e chegar a um acordo de paz “o mais rápido possível”, mas a principal meta de Moscou é atingir seus objetivos.   

A declaração foi dada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista à televisão estatal, citada pela agência Tass, em um vídeo publicado neste domingo (20).   

“Estamos acostumados a uma retórica bastante dura e direta, mas ao mesmo tempo ele [Putin] confirma sua intenção de continuar fazendo todo o possível para facilitar uma solução pacífica”, afirmou Peskov.   

Segundo ele, Putin também “expressou repetidamente o desejo de chegar” a um acordo pacífico “o mais rápido possível”.   

O representante do governo russo explicou ainda que as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicam seu desejo de chegar a um acordo na Ucrânia, mas Washington está cada vez mais entendendo a complexidade desse processo “longo e difícil”.   

Peskov acrescentou que um encontro entre Putin e Trump é “possível” e “necessário”, mas ainda há trabalho a ser feito.   

“Talvez também seja necessário formalizar alguns acordos importantes que serão alcançados ao longo do tempo, após muito trabalho. Mas esse momento ainda não chegou”, observou o porta-voz, reforçando que “o principal para nós é atingir nossos objetivos”. (ANSA).