Esportes

Putin está ‘orgulhoso’ com organização da Copa do Mundo

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou neste domingo que está “orgulhoso” com a organização desta Copa do Mundo “em todos os seus aspectos”, e anunciou a concessão do visto russo até o final do ano para os torcedores estrangeiros com passe Fan ID.

“Podemos, sem qualquer dúvida, ficar orgulhosos pela forma com que organizamos este torneio (…)”, declarou Putin após assistir a vitória da França sobre a Croácia por 4 a 2.

“Fizemos deste grande acontecimento um sucesso em todos os aspectos. Fizemos para nosso povo, para os torcedores russos e para todos os que amam o esporte em todo o mundo”.

O presidente russo também anunciou sua decisão de conceder o visto até o final do ano aos torcedores estrangeiros com passe Fan ID, um documento que permitia viajar pela Rússia sem visto durante a Copa.

Até o momento, os torcedores com o Fan ID podiam permanecer no território russo sem visto até o dia 25 de julho.

“Os torcedores estrangeiros que possuem atualmente seu Fan ID poderão entrar (nos vários Estados) da Federação Russa sem visto até o final do ano”, declarou.

Putin também teve “palavras de agradecimento” para os torcedores estrangeiros, que “mostraram que o esporte e o futebol podem não dividir as pessoas, não levar a brigas e disputas, e sim reunir as pessoas com base em princípios e valores comuns”.

Com as imagens de torcedores russos assaltando torcedores ingleses durante a Euro-2016 bem presentes, “tentaram nos fazer sentir medo dizendo que os ingleses viriam para fazer vandalismo, mas todo mundo se comportou de forma totalmente exemplar”.

Putin destacou ainda a final “maravilhosa”, que assistiu ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, e da presidenta croata, Kolinda Grabar-Kitarovic.

“Um placar de 4 a 2 em uma final, não me lembro de um resultado semelhante e pouca gente pode recordar um resultado parecido. As equipes foram magníficas (…). Estou certo de que todos gostaram do jogo”, concluiu.

mp/fjb/lr