Apesar do conflito entre Rússia e Ucrânia estar em curso, os avanços e o praticamente domínio russo de território ucraniano ao Leste já se mostra perceptível. As regiões de Luhansk e Donetsk, comandadas por rebeldes, se autoproclamam independentes.

Nesse sentido, o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu nomear como primeiro-ministro da autodenominada República Popular de Donetsk (RPD), o jovem Vitali Khotsenko. Aos 36 anos, o russo é natural de Dnepropetrovsk, na Rússia e está sob o prestígio do mandatário russo.

Antes mesmo da invasão à Ucrânia, a maioria da população da região de Donestsk já demonstrava o desejo de fazer parte do território russo. Com isso, Vitali chegaria para reforçar o domínio da Rússia no local, enquanto as tropas de Putin já dominam Luhansk.

Com passagem pelo Departamento Militar da Universidade Estadual de Moscou para especialização em economia, Vitali é formado em sociologia, direito e administração pública. Na carreira militar, Khotsenko chegou ao posto de tenente.