Putin encontrará Xi, Erdogan, Pezeshkian e Modi na China

MOSCOU, 29 AGO (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá diversos encontros bilaterais durante sua visita à China, de 31 de agosto a 3 de setembro. Estão previstas reuniões com seus homólogos do país anfitrião, Xi Jinping; do Irã, Masoud Pezeshkian, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, além de uma cúpula com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A viagem ocorre durante um evento da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e das celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial.   

As informações foram confirmadas pelo conselheiro do Kremlin, Yuri Ushakov, que também afirmou estar em fase de preparo um encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.   

De acordo com Ushakov, Putin “prometeu a Xi que irá informá-lo com detalhes sobre seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido em 15 de agosto, e com outros contatos americanos, mesmo [feitos] por telefone”.   

O Kremlin também revelou que na próxima segunda-feira (1º), o mandatário russo irá discutir a guerra na Ucrânia com Erdogan.   

“A Turquia desempenha um papel importante no processo de resolução da questão ucraniana”, declarou Ushakov, em referência ao país ter recebido algumas cúpulas entre as delegações de Moscou e Kiev a respeito do conflito.   

Por fim, o conselheiro do Kremlin comunicou que Putin irá à Índia em dezembro, nação que depende do petróleo russo, além de ser sua principal compradora de armas, motivos que levaram os EUA a impor tarifas de 50% contra produtos indianos em meio às sanções sobre a Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia.   

(ANSA).