Putin elogia Erdogan por esforço para terminar guerra na Ucrânia

ISTAMBUL, 16 SET (ANSA) – Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se reuniram nesta sexta-feira (16) em Samarcanda, no Uzbequistão, e a guerra na Ucrânia foi o principal tema do encontro. O chefe do Kremlin elogiou, inclusive, a intermediação do líder de Ancara para tentar encerrar o conflito.   

Putin ainda agradeceu Erdogan pelo acordo sobre a saída de grãos de portos ucranianos, finalizado em julho, e que permitiu que cerca de 20 milhões de toneladas de produtos pudessem ser escoados via Mar Negro.   

As cargas ficaram paralisadas nos portos de Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi desde o início da guerra, em fevereiro, por conta do bloqueio naval feito pela Rússia na via marítima. Com o acordo, a rota voltou a se tornar segura para navegação.   

No entanto, o líder russo pediu que essas exportações sejam mais direcionadas “a países pobres” e não só a compradores em nações mais ricas.   

Por sua vez, Erdogan afirmou que “está fazendo esforços para finalizar o conflito na Ucrânia por meio da diplomacia o mais rápido possível”.   

Em outro ponto do discurso, Putin afirmou que um acordo deve entrar em vigor em breve sobre a questão da importação do gás russo e que Ancara passará a pagar em rublos cerca de 25% do que é importado.   

Desde que os países ocidentais impuseram sanções contra Moscou, o Kremlin tem dificuldade de ter acesso a dólares e euros de contratos já fechados e vem tentando negociar com os governos menos “hostis” ou parceiros para que parte do pagamento seja feito em sua moeda local. Recentemente, a China também informou que passaria a pagar em yuans e rublos o gás que chega ao país.   

(ANSA).