ROMA, 15 AGO (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma carta ao seu homólogo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, nesta segunda-feira (15) em que ressaltou que deseja ampliar as relações bilaterais entre os dois países, informou a agência estatal “KCNA”.   

O envio da missiva ocorreu porque os norte-coreanos celebram neste dia 15 a libertação do país do Japão.   

“Foi expressado o desejo de continuar a expandir as relações bilaterais de forma abrangente e construtiva com esforços em comum, adicionando que isso está em total conformidade com os interesses dos povos dos dois países e contribuir para reforçar a segurança e a estabilidade da península coreana e de toda a área do nordeste asiático”, diz o texto da “KCNA”.   

A matéria ainda informa que Putin enviou “sinceras felicitações ao respeitável camarada Kim Jong-un” pela data comemorativa e desejou “boa saúde e sucesso” para o ditador norte-coreano e “felicidade e prosperidade” para a Coreia do Norte.   

Em resposta, o líder de Pyongyang agradeceu as palavras de Putin e disse que “a amizade entre Coreia do Norte e Rússia foi formada na guerra contra o inimigo comum japonês e tem sido invariavelmente consolidada e desenvolvida”.   

O regime norte-coreano é um dos pouquíssimos no mundo a apoiar abertamente a Rússia na guerra contra a Ucrânia, com Kim reconhecendo inclusive as áreas separatistas de Donetsk e Lugansk como países independentes. (ANSA).