Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

ROMA, 29 JUN (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta terça-feira (28) a Dushanbe, capital do Tadjiquistão, para sua primeira visita ao exterior desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.   

Segundo a agência Tass, Putin encontrou com o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, para debater assuntos bilaterais e internacionais, incluindo a situação no vizinho Afeganistão.   

“A Rússia está trabalhando para normalizar a situação no Afeganistão e está tentando construir relações com as forças que atualmente controlam a situação”, disse o líder russo.   

Putin explicou que seu governo está “fazendo todo o possível para normalizar a situação naquele país” e está “tentando construir relações com as forças políticas que controlam a situação”.   

“Estamos trabalhando com a premissa de que todos os grupos étnicos representados no Afeganistão, como já foi dito, deve participar de forma adequada à gestão do país”, acrescentou.   

“Desta forma vamos continuar a trabalhar”.   

Durante a reunião, os líderes reforçaram que vão manter contato com “todas as forças políticas afegãs” e lembraram que este ano uma delegação afegã participou do fórum econômico em São Petersburgo.   

Nesta quarta-feira (29), Putin partirá para Ashgabad, capital do Turcomenistão, para participar de uma cúpula dos países que fazem fronteira com o Mar Cáspio: Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, além de Turcomenistão e Rússia. (ANSA)