Putin apoia acordo de ‘enriquecimento zero’ do Irã, diz mídia

ROMA, 12 JUL (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou tanto ao seu homólogo nos Estados Unidos, Donald Trump, quanto a representantes do governo do Irã, que apoia um acordo no qual Teerã não possa enriquecer urânio, revelou a Axios, citando fontes próximas ao documento.   

Apesar de Moscou ser o principal parceiro diplomático do Irã há anos sobre a questão nuclear e de apoiar publicamente o direito do país ao enriquecimento, Putin teria assumido um posicionamento mais rígido sobre a questão após a guerra de 12 dias entre os persas e Israel.   

A mídia cita três fontes europeias e uma israelense que garantem que o chefe de Estado russo expressou seu apoio a um acordo de “enriquecimento zero” iraniano não apenas a Trump e a Teerã, mas também a Israel e ao presidente francês, Emmanuel Macron.   

“Sabemos que foi isso que Putin disse aos iranianos”, falou uma alta autoridade israelense à Axios, também citada pelo Jerusalem Post.   

Já segundo um funcionário europeu, “Putin apoiaria o enriquecimento zero. Ele encorajou os iranianos a se envolverem nisso para tornar as negociações com os americanos mais favoráveis”, acrescentando que “os iranianos disseram que não irão considerar” a sugestão do russo. (ANSA).