ROMA, 27 JUN (ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará viagens para o Tadjiquistão e para o Turcomenistão entre os dias 28 e 29 de junho, anunciou o Kremlin nesta segunda-feira (27).   

Essa será a primeira vez que o líder russo viajará para fora do país desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano.   

Em sua entrevista diária à mídia local, repercutida pela agência Tass, o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, informou que Putin se reunirá com o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, nesta terça-feira.   

Já na quarta, o mandatário irá para um encontro de líderes do Mar Cáspio em Dushanbe, que conforme a emissora Rossiya 1, contará ainda com as presenças dos líderes do Azerbaijão, Cazaquistão e Irã.   

Os dois países visitados, que são ex-repúblicas soviéticas, têm governos longamente aliados de Moscou – no caso de Rahmon, por exemplo, ele está no poder desde a queda da União Soviética, em 1992. Segundo a Tass, a visita ao Turcomenistão deveria ter ocorrido em setembro do ano passado, mas foi cancelada pelo fato de Putin ter contraído a Covid-19 e precisar ficar em isolamento.   

Já a Ria Novosti informa que Putin deve fazer uma nova viagem internacional entre 30 de junho e 1º de julho para Belarus, país aliado na guerra da Ucrânia e que vem também sendo alvo das sanções ocidentais por conta do conflito. No primeiro dia da passagem, o líder russo deve ir visitar tropas em Grodno; no segundo, se reunirá com o presidente Aleksandr Lukashenko.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

(ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias