‘Pura ficção’, diz TikTok sobre possível venda para Musk

SÃO FRANCISCO, 14 JAN (ANSA) – O aplicativo TikTok definiu como “pura ficção” os rumores de que estaria considerando vender sua operação nos Estados Unidos para o bilionário Elon Musk, dono do X e que fará parte do novo governo de Donald Trump.   

A rede social corre o risco de ser banida nos EUA nos próximos dias, caso a Suprema Corte não revogue uma lei aprovada no Congresso em 2024 para forçar a ByteDance, dona do TikTok, a vender seus ativos no país para operadores americanos. O prazo termina em 19 de janeiro.   

Segundo a Bloomberg, funcionários de alto escalão da China teriam começado a discutir planos de emergência para o app, o que incluiria uma eventual cessão para Musk, que já se declarou contrário ao banimento do aplicativo e será responsável pelo departamento de eficiência no futuro governo Trump.   

“Não se pode esperar que comentemos uma pura ficção”, declarou um porta-voz do TikTok à agência de notícias AFP.   

Enquanto isso, outros dois aplicativos chineses, Xiaohongshu e Lemon8, escalaram as listas de mais baixados nos EUA, com os usuários americanos procurando alternativas ao app da ByteDance.   

No primeiro, a hashtag #tiktokrefugee (“refugiados do TikTok”) já tem mais de 25 milhões de visualizações.   

O TikTok conta atualmente com mais de 170 milhões de usuários nos EUA. (ANSA).