A brasileira Érica Sena ficou bem perto de subir no pódio na marcha atlética feminina dos 20km. Ela chegou em terceiro lugar na prova, mas uma punição próximo da chegada fez com que ela perdesse dois minutos e caísse para a 11ª colocação.

Presente por quase todo o percursso no pelotão da frente, Érica chegou até liderar a marcha por alguns instantes. A atleta disputou passada a passada o terceiro lugar com a chinesa Hong Liu, que acabou ficando com o bronze após a punição da brasileira.

Ao receber a terceira advertência, Érica precisou ficar parada por dois minutos e tirou qualquer chance de medalha da marchadora.

Punição

Os movimentos da marcha atlética são bem complexos e difíceis de executar. Enquanto um pé realiza o movimento de impulso o outro dá o equilíbrio, mas ambos não podem sair do chão, diferente do que acontece na corrida normal. Com isso, os juízes ficam espalhados por todo o trajeto da prova e dão advertências para os competidores. No caso de Érica, ela recebeu o terceiro aviso, o que representa uma punição de dois minutos parada.

O ouro foi para Antonella Palmisano, da Itália (1h29min12), país que também venceu a prova masculina na quinta-feira, e a prata ficou com a colombiana Lorena Sandra (1h29min37).