O Lollapalooza Brasil 2023 começou na última sexta-feira, 24, e segue até domingo, 25, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Apesar da aclamada apresentação de Billie Eilish, que fez valer o primeiro dia para muitos, o público experiente no festival acredita que o alto valor do ingresso, a partir de R$ 660 (meia entrada, para apenas um dia de evento), não compensou o line-up completo.

Público com experiência em Lollapalooza 'esperava mais' da edição de 10 anos do festival: ‘Um pouco frustrante’
Apresentação de Billie Eilish no Lollapalooza 2023 marcou a primeira vez da cantora no Brasil; artista foi destaque do festival na sexta-feira, 24 (Crédito:Sidinei Lopes)

A IstoÉ conversou com algumas pessoas presentes no primeiro dia do festival, para compreender as percepções. Os relatos reforçaram a chateação com os cinco cancelamentos da edição: Omar Apollo, Blink-182, Dominic Fike, 100gecs e Willow, substituídos, respectivamente, por The Rose, Twenty One Pilots, Mother Mother, Almanac e Baco Exu do Blues.

Uma fã de Dominic Fike reclamou que não teve os e-mails atendidos para fazer a troca de data do ingresso, após o cancelamento do ídolo. “Só ele me interessava, mas tive que vir mesmo assim. Apesar disso, os shows até estão legais, a experiência é boa. Mas, sinceramente, não acho que o valor que paguei compensou para mim”, desabafou a estudante de psicanálise Pamela Camargo.

“Fui nas edições 2014, 2015 e 2016 do Lollapalooza, naqueles anos eu era a pessoa que vinha pela música. Agora, tenho a impressão que o festival se tornou mais sobre a experiência. É legal, sim, eu, particularmente, amo música ao vivo, mas não acho que esse é o line-up dos sonhos”, disse a advogada Maria Luiza.

A biomédica Marcela opinou que estratégia do line-up 2023 foi pensada com base em virais da rede social. “Percebo que são pessoas que estouraram com alguma música no TikTok. E aí, a gente conhece uma faixa só, com os 30 segundos do refrão”, detalhou.

Público com experiência em Lollapalooza 'esperava mais' da edição de 10 anos do festival: ‘Um pouco frustrante’
Apresentação de Pedro Sampaio no primeiro dia do Lollapalooza Brasil 2023 (Crédito:Sidinei Lopes)

Um grupo de amigas, que estava no festival pelo quarto ano seguido, também pontuou que a experiência é o melhor da atual edição. A estudante de Direito Malu, afirmou que o ingresso não vale o valor: “Considerando que essa é a edição de 10 anos do Lollapalooza no Brasil, acho que todo mundo estava com muita expectativa, então acabou sendo um pouco frustrante. Se fosse um ano qualquer, talvez fosse ok, mas nesse, especificamente, achamos que iria representar mais”.

O engenheiro civil Marcos Vinicius comparou o festival com o Rock in Rio 2022. Segundo ele, o evento de São Paulo é mais desorganizado. “O banheiro daqui é químico, não tem muita opção para comer, tudo tem muita fila… esses pontos me desagradaram. Também acho que os palcos são muito distantes. Até você sair de uma atração para chegar em outra, já perdeu uma parte considerável do show”, expôs. No entanto, destacou que algumas atrações do line-up compensaram as “frustrações”.

Com base nas entrevistas realizadas com parte do público do Lollapalooza na sexta-feira, 24, a IstoÉ percebeu que muitas pessoas presentes já tinham experiência de outras edições do festival e, por isso, esperavam mais neste ano. Já os estreantes na multidão, demonstraram mais empolgação. Agora, as performances dos próximos artistas serão decisivas para a conclusão dos sentimentos expostos no primeiro dia.