Guilherme Amado Coluna

Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

PT espera decidir até novembro se estará na vice de Eduardo Paes

Aliados veem chances baixas de Eduardo Paes ter nome do PT na vice

Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O PT espera decidir até novembro se estará na vice de Eduardo Paes em 2026. O prefeito carioca é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Petistas cobraram a vice de Paes em 2024, na campanha de reeleição para a Prefeitura do Rio, mas não tiveram sucesso. O prefeito foi reeleito com uma chapa pura do PSD, tendo como vice Eduardo Cavaliere.

O entorno de Paes, entretanto, não acredita que o companheiro de chapa do prefeito será um petista. A avaliação é que ele precisa compor com partidos de centro, como o MDB, e, principalmente, com um nome de expressão no meio evangélico.

A reaproximação de Paes com Silas Malafaia, no último mês, chamou a atenção para uma possível composição com um nome do MDB, a ser indicado pelo ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis.

Reis seria o candidato de Malafaia para o governo do Rio de Janeiro se não estivesse inelegível. Além disso, o cacique do MDB recusa compor com Rodrigo Bacellar, nome do governador Cláudio Castro ao Executivo fluminense e principal adversário de Paes.